Saúde Visual do Escolar fecha programação em 26 de novembro

 

Presidente Prudente, quarta-feira 31 de outubro de 2012 

 

  

O projeto Saúde Visual da Escolar contribui para suprir a falta de tempo dos pais em levaram os filhos ao oftalmologista e possibilita que a própria criança pense em se cuidar. A constatação é da diretora da Escola Estadual Fátima Aparecida Costa Falcon, Mara Lúcia Zaperlon Silva. Na tarde desta quarta-feira (31) testes de acuidade visual foram feitos em 75 alunos do quinto ano, dos quais 13 encaminhados para consulta no Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa, da Santa Casa de Presidente Prudente. 

A iniciativa do Lions Clube Cinquentenário tem entre os parceiros a Unoeste, através da Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) e com o envolvimento do curso de Medicina. Estudantes universitários fazem os testes, acompanhados e orientados por professores. A equipe de hoje na escola do Jardim Jequitibás I esteve acompanhada dos professores André Luís Silvestre e Rogéria Cristina Castilho. Restam três de 24 escolas envolvidas no projeto para concluir o programa de 2012 

 

 

Estão agendadas para os dias 7 e 8 de novembro as escolas João Alfredo da Silva e Celestina Teixeira, respectivamente dos bairros rurais de Eneida e Floresta do Sul. O agendamento na Escola Mirella Pesce Desidere, localizada no Conjunto Habitacional Bartholomeu Bueno de Miranda (Cohab), será definido nos próximos dias. A assistente social do banco de olhos Fátima Rota conta que no dia 26 de novembro ocorrerá a última série de consulta do ano, para alunos de cinco escolas. 

 

 

O presidente Irineu Sesti Filho anuncia que o balanço parcial apresenta que precisaram de consulta 16,7% de cerca de 2.000 alunos que passaram pelos testes. Um percentual que é praticamente a metade do que ocorria em 2010, quando projeto foi lançado. ´´Redução que atesta a eficiência do projeto que atende a alunos do quinto ano do ensino fundamental, em escolas estaduais``, diz o dirigente voluntário que esteve acompanhado do tesoureiro Antônio Sallas Molina, do secretário José Laury Miskulyn e do diretor José do Carmo Ferreira.   

 

 

O diretor Jair Marcelino de suporte à logística pelo Lions, clube de serviço que oferta óculos para quem precisar. A equipe da assistência social liderada por Fátima Rota contou com as estagiárias Camila Cabrera e Aparecida Freitas. Além da diretora Mara Lúcia, a recepção foi feita pela coordenadora pedagógica Sônia Maria do Nascimento. ´´A Unoeste tem contribuído com a escola, promovendo prevenção em saúde. No ano passado ocorreu um levantamento de obesos e hipertensos, numa ação do curso de Enfermagem e que envolveu o município através da Unidade Básica de Saúde (UBS) e da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Sou extremamente a favor dessas ações``, afirma Mara Lúcia. 

 

Agradecimentos – Recentemente, alunos da Escola Professora Maria Luiza Formozinho Ribeiro – localizada na Vila Charlotte – enviaram cartinhas de agradecimento aos estudantes da Unoeste. Numa delas, Lara Silveira Silva, produziu desenhos de crianças e corações e escreveu: ´´Queridos estudantes da Unoeste! Obrigado por analisar meus olhos e os dos meus amigos! Acho uma boa profissão, que cuida dos nossos olhos para vermos um mundo melhor! Obrigado! Muito obrigado profissionais da Unoeste! Para: todos os estudantes``. 

 

 

Maria Isabela de Souza Pompei deu parabéns aos estudantes de medicina pela escolha da profissão e manifestou o desejo de que Deus abençoe a todos. Falou em amor e carinho para agradecer e dizer da satisfação pelo atendimento recebido. ´´Esta profissão é a do meu coração. Parabéns para vocês! Tenho orgulho em dizer que minha escola tem parceria com a faculdade Unoeste! Que vocês consigam passar pelos testes, que arranjem empregos e um consultório muito bom``, escreveu Maria Isabela. 

 

 

Outra mensagem foi produzida em forma de poema: ``Uma matéria linda,/ uma carreira pela frente, / um trabalho exigente.// 2 olhos,/ 1 visão/ e uma paixão / no coração.// Um sentimento,/ uma visão,/ um sentido/ com muito estilo!// Parabéns,/ por essa profissão, / que vocês a farão/ com o coração,/ e a união.//`` Ao lado, a seguinte informação: ´´Você sabia que não enxergamos com os olhos, mas sim com o cérebro, com 125 moléculas captando a imagem que vai passar a informação para os nossos olhos``.

Este é um projeto educacional sem fins lucrativos.
Ajude-nos a manter este projeto em funcionamento.
Doar