Conselho prepara conferência de políticas públicas para mulheres

 

 

 

Presidente Prudente, terça-feira 23 de agosto de 2011 

 

 

O Conselho Municipal da Condição Feminina de Presidente Prudente que foi reativado em junho deste ano já prepara a 1ª Conferência de Políticas Públicas para Mulheres no dia 31 deste mês. O evento é organizado em conjunto com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) – Mulheres.

 

 

O encontro aberto a toda população será realizado no Centro de Formação Permanente dos Profissionais em Educação (Ceforppe), no período das 8h às 14h. Conforme a coordenadora do Creas, Simone Duran Martinez, até o momento já foram recebidas cerca de 150 inscrições, sendo que o auditório tem capacidade até para 400 pessoas. As inscrições gratuitas poderão ser feitas na hora.

 

 

O evento terá início às 8h quando será realizado o credenciamento dos participantes. A abertura ocorrerá às 8h30 com a presença da secretária de Assistência Social, Regina Penati, dentre outras autoridades municipais convidadas.

 

 

Às 9h terá início à palestra com a exposição dos principais dados sobre a mulher na atualidade. Na seqüência, às 10h será apresentada à pesquisa Faces da Violência. O tema será abordado pela coordenadora do curso de Serviço Social das Faculdades Integradas Toledo, Juliene Aglio.

 

 

De acordo com Simone, a pesquisa foi elaborada em conjunto com o Creas. A iniciativa consiste num levantamento do perfil das mulheres vítimas da violência doméstica e o perfil do agressor. A pesquisa apresentará o perfil completo que inclui idade, escolaridade, profissão e o vínculo da vítima com o agressor.

 

 

O estudo inclui ainda a abordagem da estratégia de superação da situação de violência. A elaboração do relatório teve início no final do ano passado, sendo que a conclusão ocorreu em julho deste ano.

 

 

A programação da conferência continua às 11h20, quando terá início a discussão dos grupos de trabalho, que serão formados pelos participantes presentes. Conforme Simone, na oportunidade serão discutidos dois principais eixos temáticos. O primeiro consiste na análise da realidade prudentina na construção da igualdade de gênero.

 

 

O segundo tema irá propor uma análise do Plano Nacional de Políticas para Mulheres. Na ocasião, serão discutidos os avanços e dificuldades na implantação do plano. Após a realização dos grupos de trabalho será realizada a plenária final, onde serão apresentadas as propostas discutidas nos eixos temáticos.

 

 

Às 13h20 está previsto o início da votação para eleger os delegados que irão representar nos municípios nas conferências que ocorrem nos âmbitos regional, estadual e nacional. Por fim, às 14h deve ocorrer o encerramento da 1ª Conferência de Políticas Públicas para Mulheres.

 

 

 

 “A conferência resultará nas propostas da implantação das políticas públicas para mulheres que devem nortear a elaboração do plano municipal de atendimento às mulheres”, resume Simone.

Este é um projeto educacional sem fins lucrativos.
Ajude-nos a manter este projeto em funcionamento.
Doar