Fundo estadual destina R$ 7 milhões ao Programa Nascentes

 

Cândido Mota, 19 de outubro de 2015

 

O Conselho Gestor do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID) aprovou três empreendimentos de restauração ambiental que contribuem para o Programa Nascentes, principal programa do governo paulista na área de restauração ambiental. A cidade de Cândido Mota, no oeste paulista, conta com o empreendimento para a recuperação de área urbana degradada, onde está a nascente do Córrego do Panaro, riacho que responde por mais de 40% de toda a água oferecida à população local.

 

Está previsto no projeto a recomposição e ampliação da mata ciliar, a remoção da estação elevatória de esgotos existente nas proximidades, a proteção das nascentes, a canalização das águas pluviais do entorno, de modo a evitar novos assoreamentos, a construção de dissipadores de águas, e a implantação de centro de educação ambiental e viveiro de mudas de árvores nativas, implantar área de lazer, com pista de caminhada e trilhas, academia ao ar livre, quiosques e parque infantil.

 

Já as obras na cidade de Holambra, a pretensão é retirar o material do lago holandês depositado no fundo do curso d'água, bem como da manutenção de suas margens. Também faz parte do escopo do projeto a revitalização e implantação de área de lazer, com a criação de pista de caminhada e a restauração dos chalés.

 

São José do Rio Preto terá a limpeza superficial da calha e das margens do Rio Preto no trecho compreendido por este município e ainda os de Ipiguá, Onda Verde e Nova Granada. Será feita a remoção das ilhas de resíduos sólidos provenientes de fontes difusas de poluição, promovendo ainda o desassoreamento de partes do trecho contemplado no projeto e o reflorestamento de parte de suas Áreas de  Proteção Permanente (APPs).

 

Interesses Difusos - O Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID) tem como objetivo financiar projetos destinados ao ressarcimento, à coletividade, dos danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, no âmbito do território do Estado de São Paulo.  Os recursos podem apoiar projetos apresentados, por órgãos da administração pública direta ou indireta, de âmbitos federal, estadual e municipal; Organizações Não Governamentais (ONG's), Organizações Sociais (OS's), Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip's) e entidades civis sem fins lucrativos.

 

Fonte: Portal do Governo do Estado

Este é um projeto educacional sem fins lucrativos.
Ajude-nos a manter este projeto em funcionamento.
Doar