Serviços ofertados na Caravana da Saúde promovem autoestima

 

                                                                                                                                                                  

 

Presidente Prudente, segunda-feira 20 de agosto de 2012 

 

A 31ª edição do projeto Caravana da Saúde foi realizada no Jardim Morada do Sol e também atendeu moradores do Residencial Belo Galindo, durante a manhã de sábado (18). A Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp) e a Unoeste, através de logística proporcionada pela Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária, ofertaram vários serviços, entre os quais os de estética que promovem a autoestima.

Alunos do curso de Estética e Cosmética, acompanhados da professora Bruna Corral Garcia Valsoni, inovaram nesta edição com cadeiras de massagem. Mantiveram a higienização facial com sabonete, esfoliação, hidratação e aplicação de filtro solar. Atendimento que proporciona bem estar e a satisfação pode ser sentida na hora, como no caso da dona de casa Cristina Rodrigues Silva que disse estar se sentido uma outra pessoa.

 

Com atuação em várias caravanas que percorrem bairros periféricos da cidade, Bruna Valsoni conta que a fala mais comum das mulheres é a de ter feito limpeza facial pela primeira vez. ´´São orientadas a se cuidarem diariamente, inclusive em passar o filtro pelo menos duas vezes ao dia``, diz a professora que aponta simples cuidados como meio de promover a autoestima, o que faz bem para a pessoa e tem efeitos na família.

 

É o que constata também a coordenadora do Instituto Embelleze em Prudente, Clarice Conceição de Oliveira, que levou ao Jardim Morada do Sol dez alunos do módulo de corte ou que já passaram por ele para realizar cortes de cabelos. O palco no pátio da Escola Municipal Odette Duarte da Costa foi transformado em salão de beleza, com mais de uma centena de cortes.

 

Os cuidados estéticos estiveram entre os serviços mais procurados, assim como as brincadeiras lúdicas proporcionadas por alunos do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp) para pelo menos três centenas de crianças. ´´Nossa atividade é de apoio, pois enquanto as crianças ficam aqui, país e avós podem buscar outros atendimentos``, comenta a professora Deize Ponciano.

 

Predominantemente os serviços da Unoeste são na área de saúde, incluindo os proporcionados por alunos do curso de Informática, orientados pela professora Rosangela Cristóvão Ferreira. A aluna do 8º termo, Julyane Sorrilha Cardoso, conta que participa da Caravana da Saúde desde o 1º termo. ´´Acho que cresci aqui, aplicando os ensinamentos obtidos em sala de aula e obtendo a oportunidade de me relacionar com as pessoas que buscam pelos serviços``, diz.

 

Para servidora pública Lucineide Pereira de Oliveira Barbosa, que atua em serviços gerais, é muito importante um projeto que cuida da saúde das pessoas, sendo que também foram ofertados atendimentos por alunos dos cursos de Enfermagem, junto com o professor André Luís Silvestre, Fisioterapia, com Renata Augusta Beloni Digiovani, Nutrição, Luciane de Souza Romero Nogueira, Odontologia, Mário Fioravante de Oliveira Colnago, Educação Física, Ariovaldo de Souza Ribeiro, Medicina, Luciana Álvares Calvo Penha, e Fonoaudiologia, Meire Aparecida Judai.

 

Pela Proext estiveram presentes Darci Galbiati e Rosangela Cristóvão Ferreira. O presidente da Acipp, Ricardo Anderson Ribeiro, esteve no Morada do Sol e mais uma vez elogiou a participação da Unoeste. Para a coordenadora da Caravana da Saúde, Maria Eugênia Leandro, os serviços ofertados pela Unoeste são essenciais nesse tipo de atendimento levado aos moradores de bairros.

Este é um projeto educacional sem fins lucrativos.
Ajude-nos a manter este projeto em funcionamento.
Doar