Feira para empreender espera atrair cerca de 7 mil visitantes

 

Presidente Prudente, quinta-feira 9 de junho de 2016


Será realizada em Presidente Prudente a 1ª Feira do Estudante e Empreendedorismo, de 22 a 24 deste mês. A realização da Coordenadoria Municipal da Juventude, vinculada ao gabinete do prefeito Milton Carlos de Mello “Tupã”, tem o envolvimento de vários parceiros. Um deles é a Unoeste, que planeja proporcionar aos visitantes palestras, oficinas e informações. O evento será na Praça da Juventude e Longevidade Lucas Nalini Paschoalin, na Cohab. Às 19h do primeiro dia haverá a solenidade e conferência de abertura. Nos dias seguintes o funcionamento ocorrerá das 9h às 22h. O coordenador da juventude Juliano Borges (foto) estima mobilizar pelo menos 6 mil estudantes do ensino básico, de escolas públicas e particulares, e outras mil pessoas.


Estão confirmados três renomados conferencistas na área do empreendedorismo. No salão de uso múltiplo – a ser transformado em auditório com 300 lugares – falará um por dia. O primeiro será o diretor executivo da rede de escolas populares 4You2, Gustavo Fuga. Em 2011, aos 22 anos de idade e estudando de economia na USP, Fuga criou um centro de idiomas com professores estrangeiros, o que lhe rendeu a condição de finalista do Prêmio Empreendedor Social, promovido pelo jornal Folha de S. Paulo, voltado para selecionar, premiar e fomentar lideranças mais empreendedoras do Brasil, responsáveis por ações socioambientais.


O segundo será o empreendedor serial e especialista em implantar negócios na internet Flávio Estevam, que já criou mais de meia centena de startups e sites reconhecidos mundialmente como é o caso do Namoro Fake, do qual é o diretor executivo. Na condição de empreendedor do ano de 2013, Estevam foi finalista do Prêmio Spark Awards, promovido pela Microsoft e conhecido como o Oscar das startups. No mesmo ano foi eleito pelo portal UOL como um dos 50 empreendedores de sucesso. Em 2014, foi contemplado com o Prêmio Jovem Empreendedor do Estado de Mato Grosso do Sul.

O presidente do conselho de administração do banco de microcréditos Confia Microfinanças e Empreendedorismo, Guto Ferreira fará a conferência do terceiro dia, na condição de pertencer a essa micro empresa de inovação social e de incentivo à cultura empreendedora. Fundada em 2001, a Confia fechou parcerias com renomadas organizações, como o Google e Maurício de Souza Produções.  Em nome do Instituto Maurício de Souza, em acordo com a administração municipal, a Confia distribuirá cerca de 50 mil gibis da Turma da Mônica, com o tema Semeando Empreendedorismo.

Na manhã desta quinta-feira (9) foi realizada mais uma reunião preparatória, oportunidade em que os parceiros conheceram o amplo espaço da praça onde ocorrerá a feira. As tendas serão montadas na quadra coberta. Também serão utilizados outros espaços, para oficinas e demais atividades, como a sala de TV e o laboratório de informática. Mediante agendamento, serão dez ônibus transportando estudantes de escolas públicas. Nesse período inicial de organização a Unoeste tem sido representada pela publicitária Vivian Campos, do Departamento de Comunicação, e pelo assessor de integração comunitária da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), Darci Galbiati.

Conforme Borges, a programação, assim que estiver definida, será encaminhada às escolas. Está previsto encontro com a diretora regional de ensino Naíde Videira Braga para que contribua na mobilização dos alunos e professores de 25 escolas estaduais na cidade. Está sendo criado um site do evento e a comunicação social incluirá a utilização das redes sociais. A participação não se restringirá ao público estudantil, ficando aberta para qualquer interessado. A programação será fechada na próxima semana e o lançamento oficial da feira ocorrerá na semana seguinte, no gabinete do prefeito Tupã, em dia e horário a serem definidos.

 

Este é um projeto educacional sem fins lucrativos.
Ajude-nos a manter este projeto em funcionamento.
Doar