Sancionada lei de criação do Sistema Municipal de Inovação

 

Presidente Prudente – terça-feira, 12 de abril de 2016


Produzida pelo poder executivo, aprovada pelos vereadores, sancionada pelo prefeito Milton Carlos de Mello “Tupã” e encaminhada para publicação, a lei 1273/16 cria o Sistema Municipal de Inovação. Medida que contempla o fomento à invenção ou implementação de produtos tecnológicos, além de oferecer isenção tributária às startups vinculadas à Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp) e às empresas juniores atreladas às instituições de ensino superior.  A expectativa é a de formar um dos principais polos brasileiros de produção de tecnologia e informação.


Além do fomento e da desobrigação tributária, o sistema compreende as instalações do Conselho Municipal de Tecnologia & Inovação (CT&I) – formado por representantes dos Poderes Executivo e Legislativo e da sociedade civil; o Fundo Municipal de Tecnologia e Inovação, o Selo Municipal de Inovação; e o Prêmio Municipal de Inovação. Essa organização deverá resultar, inclusive, na criação do Cento de Inovação de Presidente Prudente (Cipp), para o qual Tupã anunciou a possibilidade de fazer com recursos do próprio município, caso não obtenha aporte financeiro dos governos estadual e federal.


O anúncio foi feito durante a cerimônia de sansão da lei, na manhã desta terça-feira (12) no Centro Cultural Matarazzo, na presença de cerca de 150 convidados, especialmente de inseridos no segmento em questão. A Unoeste se fez representar oficialmente pela Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp), local de gestação da Intepp, da APL Software, que é o Arranjo Produtivo Local, e das várias ações geradoras de políticas públicas para o setor.


Estiveram presentes o diretor da Fipp e presidente da Intepp, Moacir Del Trejo, juntamente com os coordenadores de cursos Emerson Silas Dória e Haroldo Alessi, acompanhados do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação e da Extensão e Ação Comunitária Dr. Adilson Eduardo Guelfi, que também é professor na Fipp, assim como o secretário municipal de tecnologia da informação Rogério Marcus Alessi e o gerente da Intepp Luís Horácio Ramos Isique. Del Trejo fez parte da mesa solene, juntamente com o prefeito Tupã, o vice Marcos Vinha, o vereador Ivan Júnior e o secretário Alessi.

O primeiro ato da solenidade foi a graduação pela Intepp das empresas Codifica e Diniz Apps, com as entregas de certificados para Paulo Sérgio Diniz, Túlio Garcia Diniz e Suemar Everton Contessoto. Ao secretário municipal de cultura Fábio Nougueira, foi entregue por Contessoto um quadro alusivo ao aplicativo da Agenda PP, que disponibiliza informações culturais, gratuitamente, em smartphones e tablets. Seguiram-se os pronunciamentos dos componentes da mesa, incluindo ainda o do presidente da Liga das Empresas Juniores, Bruno Fogala Toniello. O último ato foi o da assinatura da lei (foto).

 


 

Este é um projeto educacional sem fins lucrativos.
Ajude-nos a manter este projeto em funcionamento.
Doar