Educandário São José comercializa hortaliças sem agrotóxico

 

 

Santo Anastácio, sábado, 2 de abril de 2016

Sem nenhum tipo de agrotóxico, a horta do Educandário São José produz verduras e legumes em variedade. É mantida apenas com adubo natural e irrigada com água da chuva coletada em duas cisternas com capacidade total para 50 mil litros.

A horta existe há mais de 30 anos e ocupa espaço aproximado de 3 mil metros quadrados. Produz alfaces de três tipos: crespa, americana e mimosa, além de almeirão, couve-flor, rúcula e cebolinha. Há também rabanete, que foi plantado há pouco, e dentro de alguns dias ocorrerá o plantio de cenoura e brócolis.

De acordo com o responsável pelo cultivo José Matos Pereira, conhecido como Zequinha, a horta conta com aproximadamente 15 mil pés de verduras. “Temos capacidade para plantar mais. Porém, no início do ano choveu muito e, agora, estamos com falta de alguns produtos.

Com 59 anos de idade, há 11 anos Zequinha é responsável pelo plantio e cultivo das hortaliças e legumes. Inicialmente, a produção era apenas para abastecer o educandário. Atualmente, além de fornecimento para a alimentação de 160 crianças e adolescentes assistidos, é possível comercializar o excedente ao preço médio de R$ 3,00.

 “Vendemos bastante para a comunidade, principalmente às famílias. Às vezes, lanchonetes também compram de nós”, disse Zequinha. Com maior demanda que oferta, pela falta de chuva, eventualmente a horta tem atende a comunidade  apenas na quarta-feira, das 7h30 às 12h.

Voltando as chuvas, o atendimento se normaliza, de segunda a sexta-feira. A  entrada é pela lateral do educandário. a Barão do Rio Branco, próximo ao cruzamento com a Rua Otávio Facholli.

Serviço – Mais informações na secretaria do educandário; telefone: (18) 3263-1732.

Este é um projeto educacional sem fins lucrativos.
Ajude-nos a manter este projeto em funcionamento.
Doar